Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.

Início | Categorias | Guardadas | Quem Somos

Comentários

Próxima Notícia Notícia Anterior

PONTE...NAS ONDAS! 25 ANOS RE-TRANSMITINDO O PATRIMÓNIO


Trata-se de um concurso on line sobre os 25 anos de Ponte...nas ondas! ou as atividades interativas com o património imaterial galego-português.

PONTE...NAS ONDAS!

25 ANOS RE-TRANSMITINDO O PATRIMÓNIO

UMAS BOAS PRÁTICAS PARA REALIZAR EM FAMÍLIA

Este ano 2020 a Associação Cultural e Pedagógica PONTE...NAS ONDAS! celebra 25 anos de atividade. O ano começava com a comemoração do Dia Mundial da Rádio que teve como temática “a diversidade”. A celebração do 25º aniversário, prevista para 27 de março, de uma jornada de rádio em direto teve que ser adiada pela situação atual de emergência sanitária.

Agora, outra atividade que está aberta para este ano, é a 3ª edição do concurso AS IMAGENS DO PATRIMÓNIO. Trata-se de um concurso on line sobre os 25 anos de Ponte...nas ondas! ou as atividades interativas com o património imaterial galego-português.

25 ANOS COM O PATRIMÓNIO

Ao longo destes 25 anos, Ponte...nas ondas! foi promovendo e difundindo a riqueza patrimonial que tem a sua origem no Norte de Portugal e na Galiza. Um património que transcendeu as fronteiras da atuais da Eurorregião e que hoje apresenta manifestações por todo mundo.

A atividade mais reconhecida têm sido as Jornadas de rádio inter-escolares na que têm participado ao longo destes 25 anos mais de um milhar de escolas galegas e portugueses mas também de outros países como Cuba, Argentina, Chile, Moçambique ou Brasil. Esta atividade foi reconhecida por importantes profissionais da comunicação de Portugal e Espanha e obteve o seu máximo prémio em 2014 com o prestigioso Prémio Ondas à “melhor cobertura do património imaterial galego-português”.

Paralelamente foram desenvolvendo-se outras iniciativas como as Mostras da Oralidade Galego-Portuguesas onde participaram pessoas portadoras do património da Galiza e de Portugal. Esta dinamização do património comum empreendida desde as escolas gerou a proposta da Candidatura do Património Imaterial Galego-Português, a primeira candidatura transnacional promovida por escolas de dois países e apresentada por Portugal e Espanha na UNESCO em 2004.

Mas o ltrabalho continuou com Concursos de Recolha da Tradição Oral realizados desde as escolas para preservar e transmitir manifestações e expressões ainda vivas nas pessoas portadoras. Estas recolhas estão atualmente digitalizadas no site do património: www.opatrimonio.org A atual iniciativa de recolha das imagens do património enquadra-se nesta linha de trazer ao século XXI as expressões do património que conformam a identidade galego-portuguesa.

Colaborações

Ponte...nas ondas! tem implicado ao longo destes 25 anos a pessoas, coletivos e a instituições que fizeram possível a experiência:

- As escolas que têm participado ativamente nas propostas que transcendem o âmbito escolar e implicam uma metodologia pedagógica ativa e dinâmica.

- As emissoras e os profissionais da rádio que percebem o valor da experiência e que sempre colaboram ativamente sendo um estimulo e um referente para a rádio escolar e para os jovens.

- Os artistas, músicos e grupos, que têm prestado e oferecido o seu talento com composições e colaborações próprias para a experiência na que têm participado também através das escolas.

- Os escritores e escritoras, criadores e criadoras, sempre estiveram à disposição dos estudantes para recolher as suas palavras para a construção da ponte.

- As associações e coletivos que têm apoiado e colaborado nas diversas iniciativas relacionadas com o património tiveram sempre a melhor acolhida com as suas propostas.

- As universidades que participaram nas atividades oferecendo o seu assessoramento e mesmo a sua infraestrutura.

- As instituições, museus, Câmaras municipais, entidades transfronteiriças, Xunta de Galicia, Ministérios de Educação e Cultura de Espanha e Portugal. etc. que foram acompanhando as iniciativas que em cada momento foram propostas.

Publicações

Outro dos trabalhos abordados desde Ponte...nas ondas! Tem sido a edição de materiais impressos e audiovisuais como a Revista do Património Imaterial Galego-Português (2005), o livro-cd-dvd Meninos Cantores ( 2005 ), o livro-cd-dvd Cores do Atlântico ( 2010 ) e o livro-cd-dvd Na põe-te ( 2013 ).

O MODELO PONTE...NAS ONDAS! : UMA BOA PRÁTICA

Diversos trabalhos e investigações têm abordado a experiência de Ponte...nas ondas! Atualmente uma tese de doutoramento esta a ser desenvolvida e vai ser o trabalho mais profundo sobre a experiência de Ponte...nas ondas! desde o ponto de vista pedagógico, cultural e social. 

Recentemente, a Xunta de Galicia, o Ministério de Cultura e Desporto de Espanha e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal têm proposto a Ponte...nas ondas ! como uma das melhores práticas com o património cultural imaterial e preparam uma candidatura para ser inscrita a experiência na Lista das Melhores Práticas com o PCI da UNESCO. 

RECURSOS INTERATIVOS COM O PATRIMÓNIO

Ponte...nas ondas! põe a disposição dos professores, das famílias e dos mais novos recursos interativos com o património cultural imaterial da Galiza e Portugal no site: www.pontenasondas.org




Partilhe

Partilhe esta notícia com os seus amigos!

Comente

0
Deixa AQUI a sua opinião como outros deixaram.
O comentário foi denunciado com sucesso
denunciou este comentário anteriormente