Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.

Início | Categorias | Guardadas | Quem Somos

Comentários

Próxima Notícia Notícia Anterior

Programa de atividade para 2020/2021 da Biblioteca Municipal arranca em outubro


A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e os seus Polos de Leitura definiram um programa educativo e cultural que prevê a possibilidade de adaptação de algumas atividades para o modo virtual.

 

 Apesar do contexto pandémico com que o presente ano letivo arrancou, que veio obrigar a alterações nas habituais rotinas e dinâmicas escolares, a Rede Municipal de Leitura Pública e a sua equipa do Serviço Educativo e Cultural mantêm o objetivo de continuar a sua missão de promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar. 

Para esse efeito, e apesar de pretender manter o formato habitual das sessões presenciais, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e os seus Polos de Leitura definiram um programa educativo e cultural que prevê a possibilidade de adaptação de algumas atividades para o modo virtual, em ambiente online. Esta proposta de formato apenas decorrerá nas situações em que se verifique a impossibilidade dos grupos escolares ou outros se deslocarem a um dos nossos espaços de leitura. 

Com agenda disponível já a partir do dia 1 de outubro são várias as propostas educativas e culturais que a Biblioteca Municipal disponibiliza para os diversos públicos do concelho. 

Do programa de atividades, que pode ser consultado aqui na íntegra, destacamos a iniciativa que arrancou no passado ano letivo “ODS: Juntos mudamos o mundo”, a qual tem como principal objetivo dar a conhecer à comunidade geral, e em particular ao público escolar, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Com diferentes propostas de atividades conforme o público-alvo, relembramos que esta iniciativa propõe para as crianças do pré-escolar e do 1º CEB, horas do conto onde o principal recurso utilizado são livros cujo simbolismo transmitido pela sua história apela à perceção e compreensão dos 17 ODS junto dos mais pequenos. 

Para os alunos do ensino secundário e para o público geral organizaremos, através da Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, ações informativas sobre os ODS, nomeadamente, mesas redondas, conferências, debates, campanhas de sensibilização, concursos de ideias, entre outras. 

Por último, o concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”, dirigido aos alunos do 2º e 3º CEB, abriu agora as inscrições para a sua 2ª edição. Relembramos que o propósito final deste concurso é a criação de uma coleção de 17 contos interativos digitais dedicados a cada um dos 17 ODS, estando já selecionados os três primeiros contos vencedores, referentes ao ano letivo de 2019/2020, e que podem ser lidos aqui: - EBI de Gondifelos - turma 5.º 1 - “Erradicar a Pobreza” - ler texto vencedor - EBI de Gondifelos - turma 5.º 1 - “Erradicar a Fome” – ler texto vencedor - EB2,3 de Ribeirão - turma 6.º F – “Saúde e Qualidade” – ler texto vencedor




Partilhe

Partilhe esta notícia com os seus amigos!

Comente

0
Deixa AQUI a sua opinião como outros deixaram.
O comentário foi denunciado com sucesso
denunciou este comentário anteriormente